Sidel_HWB_Saudi-Arabia_header.jpg

LINHAS PET COMPLETAS PARA ÁGUA DA SIDEL

ALCANÇAM 150.000 GPH NA ARÁBIA SAUDITA E BATEM NOVO RECORDE

Dois anos após o sucesso da instalação da linha de envase que na época era a mais rápida do mundo fabricada pela Sidel, a Health Water Bottling Company (HWB) da Arábia Saudita decidiu investir em mais duas linhas. Enquanto a primeira continua produzindo 134.000 garrafas por hora (gph), as duas novas linhas completas para água da Sidel são ainda mais rápidas: cada uma alcança a velocidade recorde de 150.000 gph, totalizando uma capacidade de produção de 300.000 gph.

 

Líder num mercado em expansão

O mercado de água engarrafada está em plena expansão no Reino da Arábia Saudita, e a HWB ocupa a liderança com sua marca Nova. Nos últimos anos, o crescimento populacional registrado no país e a importância cada vez maior dada à saúde resultou num aumento expressivo da demanda por águas minerais com e sem gás. Na região do Grande Oriente Médio, os dez países com maior o consumo representam 92% do mercado de bebidas. Nessa classificação, a Arábia Saudita só fica atrás da Turquia e, segundo estimativas, a taxa composta de crescimento anual (CAGR, na sigla em inglês) do mercado de água envasada em PET do reino deverá crescer 7,3% no período de 2016 a 2020 – suplantada somente pelos refrigerantes (CSD)[1].

Primeira empresa a ser recompensada pela Organização de Normas Técnicas da Arábia Saudita com a prestigiosa “Marca de Qualidade”, a HWB sempre investiu em inovação para se diferenciar da concorrência no mercado de água engarrafada. Desde sua fundação em 1973, a empresa também vem buscando aproveitar as oportunidades para diversificar o marketing e a distribuição de bebidas outras que a água, em consequência, hoje oferece um amplo portfólio de bebidas. Além de produzir a água Nova, marca premium que lidera o mercado regional de águas engarrafadas e se destaca como o carro-chefe da divisão de água da empresa, a HWB também produz outras marcas renomadas, além de distribuir a Holsten – bebida à base de malte – e a Power Horse – bebida energética – em todo o país. Essas marcas consolidam sua reputação de fabricante que oferece somente produtos da mais alta qualidade.

A nova fábrica da HWB fica em Al Wase’e, 110 km a leste de Riade, uma localização estratégica que facilita o acesso às províncias das regiões leste e oeste, bem como aos países vizinhos membros do Conselho de Cooperação do Golfo (CCG). A reserva de Al Wase’e é uma região de rara beleza onde os poços da empresa captam a água mais pura e rica do reino – produto extremamente apreciado em razão da natureza preservada e livre de contaminação ambiental que possibilita a exploração de uma água de alta qualidade. Na fábrica da HWB, são adotados os mais rigorosos padrões de higiene e controles de qualidade em todas a fases do processo de envase para obter um produto de qualidade que atenda às normas nacionais e internacionais. Segundo Nicola Barusi, Gerente de Vendas da Sidel na Arábia Saudita, “Trabalhamos com a HWB há vinte anos. A empresa comprou sua primeira sopradora Sidel em 1997 e atualmente opera dezoito sopradoras Sidel em suas unidades.”

Cliente satisfeito também exige garantias

No entanto, a relação profissional de longa data, o sucesso e a alta eficiência (entre 95% e 96%) da primeira linha de água recordista de velocidade, bem como a satisfação manifesta da HWB com os experientes engenheiros de campo da Sidel – que fornecem suporte local e atuam com rapidez no atendimento aos pedidos de peças de reposição – não bastaram. Foi preciso também convencer o cliente de que a empresa era o parceiro mais apto para instalar duas linhas de produção PET completas muito mais rápidas – uma velocidade sem precedentes impulsionada pelo excelente desempenho registrado pela água Nova no mercado local.

As discussões para a realização do novo projeto duraram cerca de seis meses. Nesse período, a Sidel propôs várias opções e explicou os níveis de tecnicidade necessários. O trabalho em estreita colaboração dos parceiros convenceu a HWB de que a solução inovadora – mas também confiável – oferecida pela Sidel tornaria possível alcançar as velocidades necessárias. E isso sem comprometer a eficiência da produção contínua durante toda a vida útil do equipamento, bem como a integridade e a higiene do produto. Durante a instalação das linhas, as empresas mantiveram contato regular e eficaz. Graças à proatividade da equipe da Sidel, sempre que necessário, a equipe da HWB recebeu orientações por parte de especialistas.

Ampliação dos limites de desempenho

As duas linhas foram equipadas com quatro Sidel Matrix Combi, seis rotuladoras Sidel F35, duas empacotadoras e duas paletizadoras da Sidel. Além disso, o projeto possibilitou a utilização da mesma solução de fim de linha por ambas as linhas. Graças a essa abordagem, a HWB conseguiu não só baixar significativamente o custo total de propriedade (TCO, na sigla em inglês), mas também reduzir substancialmente a área ocupada pelo equipamento. Isso porque além de alcançar as velocidades recorde solicitadas, as duas linhas também deviam ocupar uma área do chão da fábrica na qual anteriormente só existia uma linha. A solução encontrada pela equipe da Sidel foi adicionar um mezanino para ampliar o espaço disponível e assim abrigar uma parte de cada linha.

Segundo Harry Nowers, Gerente de Fábrica da HWB, “O sucesso da produção de água depende de velocidade e eficiência máximas, sem abrir mão da higiene, da segurança dos alimentos e da otimização dos custos. Com tudo centralizado nas mãos de um único fornecedor – a Sidel –, continuamos a tirar proveito do seu domínio de todo o processo de envase de água, desde a redução do desperdício de recursos até a garantia da durabilidade das garrafas e de sua atratividade junto ao consumidor. Com esse investimento adicional em linhas de alta velocidade e nosso vasto conhecimento e larga experiência do mercado, temos a intenção de desenvolver um Centro de Excelência para água engarrafada na Arábia Saudita.”

O sistema Sidel Matrix recém-lançado é atualmente a solução mais avançada da Sidel em termos de desempenho, flexibilidade, redução de custos e sustentabilidade. E tudo isso é obtido observando as mais rigorosas condições de higiene.

As quatro Sidel Matrix Combi – que formam a base da instalação – proporcionam alto desempenho em termos de higiene e, ao mesmo tempo, reduzem os custos de envase de água sem gás e refrigerantes. Na comparação com equipamentos independentes, a Sidel Matrix Combi reduz em até 12% os custos operacionais em função do produto a ser envasado, da embalagem e do volume de produção. Além disso, ocupa um espaço até 30% menor que os equipamentos independentes convencionais.

Equipada com a enchedora Sidel Matrix SF100 FM, ela oferece alta precisão de enchimento sem desperdício de produto, além de ganho de tempo, graças à facilidade de limpeza de seu tanque externo de bebida. O equipamento também dispõe de uma válvula de enchimento com dupla velocidade para reduzir o espaço vazio no gargalo (headspace) e envasar volumes maiores. Para garantir os mais altos padrões de higiene, todas as peças da SF100 FM que entram em contato com a bebida são fabricadas em aço inoxidável AISI 316L.

As duas linhas PET completas recém-adquiridas – em operação desde junho de 2017 para produzir a água Nova em 330 ml – elevam para três o número de linhas completas de produção em PET da Sidel instaladas na empresa.

Superação de obstáculos em uma cadeia de suprimentos complexa

Além de instalar as duas novas linhas completas de água, a HWB decidiu que estava na hora de dar um novo visual às garrafas de água Nova, cujo design já tinha mais de 15 anos. O desafio consistia em criar uma garrafa mais leve que garantisse total integridade do produto ao longo da cadeia de suprimentos, levando em conta a alta velocidade de produção e as dificuldades de logística num país onde os varejistas geralmente estão muito distantes dos centros de distribuição da HWB. Além de todas as considerações práticas, a nova garrafa devia modernizar a imagem da marca, conservando seus atributos premium e popular.

Mais uma vez, a empresa confiou na capacidade da Sidel para propor uma solução. Com uma tradição de mais de 40 anos na concepção e implementação de soluções personalizadas de linhas PET completas para a água, aliada a uma sólida expertise que a posiciona entre as líderes mundiais no design de embalagens PET, é verdade que a Sidel reduziu significativamente o peso das garrafas de água ao longo dos anos, sem deixar de lado a durabilidade das embalagens, ampliando assim as possibilidades de design.

O novo design traz o fundo de garrafa Sidel StarLite™, cuja forma exclusiva aumenta significativamente a resistência e a estabilidade do fundo. Graças a duas inovações em design de garrafas PET patenteadas pela Sidel, o fundo StarLite aumenta a rigidez da embalagem, e ainda possibilita reduzir o peso da garrafa e baixar o consumo de energia para a produção. O resultado final é uma garrafa PET com custo de produção menor, que oferece melhor estabilidade no palete e garante a integridade da garrafa ao longo de toda a cadeia de suprimentos, atendendo a todos os padrões de segurança da bebida.

Vincent Le Guen, Vice-Presidente de Desenvolvimento de Embalagens e Moldes, que participou ativamente das discussões sobre o design da nova garrafa e visitou várias vezes a HWB durante a fase de implementação do novo design, explica: “A Health Water Bottling Company queria dar um novo visual a sua marca premium e, como vários outros clientes, baixar os custos para permanecer competitiva. Nossa proposta para alcançar esse objetivo foi reduzir o peso da garrafa tanto quanto foi possível, mantendo sua praticidade física. Porém, nesse processo é preciso assegurar que a embalagem permanecerá atraente ao longo de toda a cadeia de suprimentos, e que a integridade do produto acabado, bem como seu conteúdo, não serão prejudicados. O fundo StarLite permitiu que a HWB reduzisse o peso da embalagem e a pressão de sopro, e ainda aumentasse a resistência do fundo à deformação.”

 

[1] Euromonitor International